HOME


Saudações, você está no site do Conselho Brasileiro de Terapeutas. A título de informação, é importante saber que o "terapeuta holístico" é o profissional que atua no tratamento complementar de distúrbios físicos, psíquicos ou energéticos. O holismo pressupõe uma abordagem integral e que atua no tratamento do problema como todo, não fragmentando o ser humano nem tratando-o apenas com base em seus sintomas. Assim, para o terapeuta holístico, uma doença não se resume a algo físico, mas acredita que os elementos emocional, mental e energético interagem entre si originando a desordem, portanto o tratamento com as terapias naturais e holísticas objetiva cuidar do indivíduo em todo seu contexto, concentrando-se em identificar a causa da disfunção e promover o equilíbrio integral.

O terapeuta holístico, portanto, entende que um determinado problema é efeito de uma desarmonia, de um desequilíbrio, e a terapia tem como objetivo resgatar o esse equilíbrio perdido. Para tal, este profissional pode utilizar diversos métodos e abordagens como fitoterapia, aromaterapia, cromoterapia, florais, massoterapia, acupuntura, reiki, do-in, reflexologia, iridologia e uma infinidade de outras técnicas integrativas e complementares.

Para se tornar um terapeuta holístico não há uma formação específica ou obrigatória, pois a profissão não é regulamentada por lei federal. Entretanto, assim como em qualquer área, é muito importante uma formação de qualidade, pois destaca o profissional dos demais. Para tal, o terapeuta holístico pode optar por uma gama variada de cursos livres, como a exemplo da FORMAÇÃO EM TERAPIAS NATURAIS E HOLÍSTICAS oferecida pela Universidade Despertalista. Para saber mais clique aqui.

Apesar de não ser uma profissão regulamentada no Brasil, a ocupação de Terapeuta Holístico é lícita e conta com o amparo do Ministério do Trabalho, conforme Classificação Brasileira de Ocupações n.º 3221-25 e a adesão a entidades de classe é feita em caráter voluntário.

Se você é terapeuta e deseja integrar o nosso respeitável hall de membros, FILIE-SE, e desde já seja muito bem vindo(a)!